SOBRE

Destaque
A linguagem da não-violência: uma possibilidade para a construção da cultura da paz – EDUPAZ ocorre desde 2006
Participantes-
Marly Krüger de PesceCoordenadora– professora do Curso de Letras – licenciatura e mestrado em Educação
Dalva Marques- professora do Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura
Acadêmicos- Bolsistas do projeto e do artigo 170, além de voluntários
Objetivo: Conscientizar que a linguagem pode estar impregnada de violência e que é pelo diálogo queos conflitos e as diferenças devem ser resolvidos
A compreensão de que a linguagem pode ser usada para a (não) violência é essencial para construção de uma sociedade menos violenta. Portanto, a abordagem deste tema com acadêmicos dos diferentes cursos de graduação favoreceu a formação de futuros profissionais, especialmente dos cursos de licenciatura e de Psicologia, a fim de que possam enfrentar os desafios com relação aos atos de violência com os quais terão que lidar. O tema também suscitou investigações que ajudaram na construção de um referencial teórico- metodológico, especialmente, para elaboração de TCE e nas discussões com os estudantes do Mestrado em Educação.
Ações:
-
Oficinaspara estudantes de graduação com propósito de formar multiplicadores da proposta
-
Interversões (oficinas e palestras) em escolas públicas municipais e estaduais
-
Promoção do Simpósio Edupaz
-
Participação em eventos acadêmicos
